domingo, 28 de junho de 2009

Tem Gente que não Entendeu o Sarcasmo...

Ou, pelo menos, não entendeu o MEU sarcasmo...

É realmente muito chato pessoas que não entendem o seu senso de humor e te acusam de hipócrita, racista, filho da puta, entre outros...

Outro dia me referi a um cara como "mulato", pois havia uma multidão e descrevê-lo pela pele foi o único meio que encontrei de identificá-lo a um amigo. Logo, fui acusado de racismo pelo uso do termo.

- "Qual é o termo utilizado pra mistura de negro com branco? Io-io cream!?" - Danilo Gentili

Já fui chamado de racista por definir uma pessoa como "negra". Perdão, ele é o que? Afrodescendente? (A menos que seja o Michael Jackson - R.I.P)
"Afrodescendente" é um termo considerado respeitoso? Por que? Pra mim, é apenas um termo mais comprido pra se referir a mesma coisa.

Nesse questionamento, um amigo meu disse que determinar alguém por sua cor de pele já é uma discriminação preconceituosa. Respondi-o com o fato de que isso, se for verdade, torna os termos "Japa", "Asiático" (apelidos típicos para o amiguinho oriental da turma) e "Branquelo" (MEU apelido na turma) comentários racistas.
Disse-me que o passado, a escravização e sofrimento pelo que eles passaram, levaram os negros a sofrer essa "discriminação particular".

Eu falo de tudo com o maior respeito - quando o assunto merece devido respeito - e, mesmo deixando bem claro que não tenho nada contra, sempre há pessoas com comentários "Você é racista", "Você é preconceituoso, não é assim que funciona" ou "Seu preconceito estragou o texto".

Provavelmente, foi só pela insistência no post que eu não recebi xingamentos dos fãs alucinados em relação as piadinhas sobre Michael Jackson.

Não sei, devo parar com o
humor negro afrodescendente. Quem sabe os comentários com bases bizarras diminuem.

Enfim, essa postagem É SIM uma indireta aos malas. Não apenas aos que comentam no blog mas os malas que não sacam o sarcasmo ou a ironia na vida real. Por outro lado, andei recebendo elogios sinceros por textos, críticas e opiniões que me ajudaram bastante aqui. Os leitores que me ajudaram sabem quem são, por isso, não vou citar nomes (sem falar que é chato ficar citando nomes. E também eu não lembro o nome de todos eles. Mas valeu aí pessoal, são pessoas assim que, acima de tudo, me estimulam a escrever!).

Vou - novamente - deixar claro que não tenho preconceito algum contra nada. Não amo nem odeio, são todos seres humanos, todos fazem parte da mesma maravilha - ou escória, dependendo do seu ponto de vista.

Finalizando, não sou racista, hipócrita, filho da puta ou qualquer outro adjetivo atribuído. Creio que só há uma razão pra esses comentários xulos de pessoas esdrúxulas chegarem até mim: Tem pessoas que expõe suas opiniões, sem medo do julgamento. Tem outras que se sujeitam a falsidade de ter a mesma opinião que todos e, por consequencia, fazem de tudo pra aparecer na campanha contra-racismo da ONU, afinal, tem que manter a fama de "bonitinho".

Bom, é isso aí povo, vou agradecer de novo ao pessoal que tá dando um apoio nos comentários e não se esqueçam de ouvir os PatetaCasts!

Falô!
Is we on the tape!

3 comentários:

  1. Dá raiva essa hipocrisia brasileira. Muita gente com medo de dizer que a pessoa é negra, inventa outras maneiras de falar, como isso também não fosse grave. Eu mesmo já fui chamado várias vezes de branquinho, de fantasminha, macarrão sem molho... e nem por isso me sentia ofendido.

    ResponderExcluir
  2. Às vezes, em razão de defesa de uma causa qualquer, suspende-se qualquer juízo sensato sobre a própria causa. Dizer que o negro é negro não é ofensa, assim como dizer que gay é gay também não é ofensa. É necessário que se reavalie o tom da crítica, adentre em seu substrato, para que, apartir daí, se possa fazer juízo positivo ou negativo sobre qualquer assunto.

    ResponderExcluir
  3. Qualquer grupo social ou étnico tem o direito de escolher como deve ser chamado. Qualquer pessoa também. Esse excesso de piadinhas brasileiras, em que é normal ser chamado de japa, branquelo e etc. não justifica nada. Não somos o país mais educado ou evoluído do mundo... por que será?? Sempre vai ser ofensivo classificar uma pessoa pela sua aparência, seja como gorda, magrela, negra, branca, amarela...

    ResponderExcluir

- Os comentários não são moderados, então, tenha bom senso. Ou um QI normal, pra não falar merda.
- Isso aqui não é um outdoor, não faça propagandas do seu blog/twitter/wordpress.
- Críticas são aceitas desde que tenham base e que sejam construtivas, não algo do tipo "Que merda".
- Novamente sobre as críticas, EXPLIQUEM-NAS ou terei de respondê-las com o pior da minha paciência. Caso o senhor dê uma divulgação do seu site, não terei outra opção senão deletar. Dica pra divulgação? www.linkninja.com.br
- Por favor, por favor meeeesmo, não cole o desenho estúpido do "Peitinho" ou fale "Ronaldo". Comentários do tipo "Legal o post" são repugnados em todo o blog. Leia o texto, é rapidinho.
- Seguindo isso, dê sua opinião. A internet nos ajuda assim, um conjunto de opiniões não censuradas. ;-)
- Sorry Mario, the Princess is in another castle.