quinta-feira, 18 de junho de 2009

Quem Não é Jornalista Agora?

Deve ser perseguição, sei lá.
Só por que semana passada, graças aos blogs, acabei escolhendo o jornalismo pra seguir na vida, o maldito Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem (17/06/2009) que simplesmente não é mais "necessário" o diploma de jornalismo para você ser considerado um legítimo JORNALISTA! Simplesmente: Como assim? Quer dizer que dormi e, quando acordei hoje, me tornei um legítimo jornalista?

Será que eu deveria achar isso bom? Na minha concepção, não. No futuro, se me formar em jornalismo, vão olhar pra mim e dizer "graaaande bosta".

Segundo a matéria do O Globo, o STF definiu isso através de uma votação, onde o 'time' que votava pela defesa do diploma de jornalismo perdeu por 8 votos a 1.

(Informações a seguir retiradas do O Globo)

Gilmar Mendes, relator e presidente do STF, disse que é "dispensável" o diploma de jornalismo para permitir a liberdade de expressão. Provavelmente foi isso que pensaram quando começaram com a "Inclusão Digital".
O pior é que o tal presidente do supremo foi seguido por todos os ouros minístros, exceto Marco Aurélio Mello.

O presidente da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), Sérgio Murillo, considerou isso um insulto a profissão, e com razão! É uma atitude nojenta, como se qualquer um pudesse ser jornalista, criticar o que bem entender sem o mínimo de argumentação e/ou senso crítico!
Murillo ainda falou que o 'chefão' do supremo desrespeitou os jornalistas, comparando a atividade dessa profissão a atividades cotidianas, praticadas por qualquer um, como a costura e a culinária (novamente, mais certo ele não poderia estar).


Em uma época, vivemos na ditadura, onde não havia liberdade de expressão, a cicatriz disso é mostrada nos dias de hoje, Creio que nosso país está permitindo demais, afinal, tudo tem limites.

Daqui a algum tempo, a frase cotidiana da internet não será mais "Maldita inclusão digital". Provavelmente será "Maldita liberdade de expressão excessiva".

Com esse pensamento, nosso presidente nunca passará de um torneiro mecânico, e é inegável que é o que o nosso país merece. Tsc tsc...

Diploma de jornalista É NECESSÁRIO SIM!

5 comentários:

  1. Bom cara, sinceramente, a razão dessa merda estar acontecendo, é justamente culpa desses caras que a gente idolatra. Lógico, eles são ÓTIMOS jornalistas, como o Danillo Gentilli, mas esse tipo de humor inteligente jornalistico que eles fazem, também depreda um pouco a profissão, e voce tem que adimitir isso.

    Por outro lado, sim, é um puta desfeito com a profissão.

    ResponderExcluir
  2. Tem q ter Diploma sim..

    Daki a poco td mundo tah igual o Presidente, sem estudos...

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Eu achei um absurdo quando fiquei sabendo. A faculdade de jornalismo serve pra que agora?
    Eu também, graças ao meu blog, decidi fazer jornalismo, mas... Agora não prece mais tão legal estudar por anos pra ter um diploma que não vale de nada, já que não é mais preciso ter um pra exercer a profissão.

    ResponderExcluir
  4. Dario, eu, como jornalista, te digo: desencana disso. Desde que entrei na faculdade rola essa polêmica. Muitos jornalistas respeitáveis e instituições -- como a Folha -- são claramente contra. Explico: o curso ensina um pouco de tudo, não é fundamental para quem quer escrever. Se você fizer agronomia, por exemplo, e escrever bem, vai ser um ótimo repórter ligado às questões do campo, já que entende disso. Enfim, de qualquer forma, se quer fazer jornalismo, faça a faculdade de jornalismo. Você não deixará de arrumar um emprego de jornalista por ter o diploma, só não deixará de ser chamado se não tiver -- ressaltando que precisa ter algum diploma, de qualquer forma.
    Beijo!
    Martha.

    ResponderExcluir
  5. Ó, este link dá dicas para quem quer ser jornalista ou acabou de se formar. Aliás, o blog é todo ótimo: http://novoemfolha.folha.blog.uol.com.br/arch2009-06-14_2009-06-20.html#2009_06-19_20_05_22-11540919-0

    Beijo.

    ResponderExcluir

- Os comentários não são moderados, então, tenha bom senso. Ou um QI normal, pra não falar merda.
- Isso aqui não é um outdoor, não faça propagandas do seu blog/twitter/wordpress.
- Críticas são aceitas desde que tenham base e que sejam construtivas, não algo do tipo "Que merda".
- Novamente sobre as críticas, EXPLIQUEM-NAS ou terei de respondê-las com o pior da minha paciência. Caso o senhor dê uma divulgação do seu site, não terei outra opção senão deletar. Dica pra divulgação? www.linkninja.com.br
- Por favor, por favor meeeesmo, não cole o desenho estúpido do "Peitinho" ou fale "Ronaldo". Comentários do tipo "Legal o post" são repugnados em todo o blog. Leia o texto, é rapidinho.
- Seguindo isso, dê sua opinião. A internet nos ajuda assim, um conjunto de opiniões não censuradas. ;-)
- Sorry Mario, the Princess is in another castle.