quarta-feira, 1 de julho de 2009

Crítica - Anjos & Demônios

Yeeeey!
Passeando pelo meu antigo blog (ainda faço parte dele, mas não escrevo. Talvez escreva lá de novo algum dia, em 2o12 quem sabe...) tirei várias idéias que servirão para meu "Projeto Solo". Dentre tais idéias, encontrei um dos meus maiores prazeres como amador: Fazer críticas de filmes.

Até pensei em fazer críticas no Blog do Pateta há um tempo atrás, mas nenhum filme "de impacto" havia sido lançado, portanto, achei melhor não faze-las.
Mãs, chegou a hora, meus queridos! Ontem fui ao Senhor Miyagi (japonês/coreano que vende DVD pirata aqui na esquina) e, além de comprar o filme da Chun-Li, que é péssimo (se você gosta de Street Fighter, não assista. Vai acabar com a sua ilusão), comprei a adaptação cinematográfica de um livro cujo autor é o mesmo de O Código Da Vinci.

Éxato! Anjos & Demônios! Coloquei no DVD esperando um filme misterioso, enigmático, cheio de mensagens ligadas a religião, causando um conflito com a ciência. Para minha surpresa, todas essas críticas pseudo-intelectuais estavam corretas!

Sinopse:
A história se passa no Vaticano, logo após a morte do Papa. Pouco Antes da reunião da conclave (definição do novo Papa), os quatro favoriti, ou seja, os quatro cardeais favoritos a posição do supremo poder da igreja são sequestrados. O simbologista Robert Langdon (Tom Hanks) é chamado pela guarda do Vaticano para investigar o caso, e acaba descobrindo que os cardeais foram sequestrados por um antigo grupo, mais especificamente, um antigo inimigo da igreja católica. A Illuminati, uma associação formada principalmente por matemáticos, fisicos e intelectuais, que, na época onde a resposta para tudo era a vontade de deus, tal grupo buscava respostas científicas, explicações racionais. Buscavam a real causa dos fenômenos, forçando a igreja católica a iniciar uma "caçada" contra eles.

Ron Howard utilizou de fatos históricos envolvendo o clero e a Illuminati como base para o enredo do filme e, diga-se de passagem, conseguiu muito bem "reativar" o antigo conflito entre Religião e Ciência, como é mostrado em vários pontos do filme.O duelo entre religiosos e intelectuais cerca seu enredo.

Retratando lados da igreja que não conhecemos, mostrando fatos históricos esquecidos e utilizando uma sociedade secreta em busca de vingança, minha classificação para Anjos & Demônios é 5 estrelinhas!

Recomendo para amantes da história, religiosos (acredito que os extremistas possam se ofender com certas 'alfinetadas' que o filme dá nos católicos) ou interessados em filmes 'cabeça', que envolvam ficção e história... Enfim, vocês entenderam!

Não vou revelar spoilers pois esse filme merece ser assistido para ser entendido.
É isso, espero que tenham gostado mais da crítica do que do filme!

É nozes hein!
Digam nos comentários o que acharam do filme, falou!

PS: Não esqueçam, #ForaSarney hoje as 19h no Museu de Arte de São Paulo (MASP) - Av.Paulista

4 comentários:

  1. O Dan Brown é um bom escritor, criativo, só não é meu estilo de leitura, mas bacana que vc. curte, eu, apesar de não ter gostado do filme, por ter sido feito as pressas,suporto uma irmã vidrada nos livros dele...rsrs

    bjitos

    http://www.pequenosdeleites.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. eu ainda n vi o filme mas achei bom a historia

    ResponderExcluir
  3. todo mundo esta falando desse filme... e ate agora eu nao vi
    acho que ja ta na hora de eu tomar jeito e ir ver
    HAUSHAUHSuhaSUHA

    http://voltoem5minutos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. esse filme tem tudo para ser um dos mais polemicos dos ultimos anos...
    se o livro codigo da vinci teve essa repercussão toda imagina esse filme

    ResponderExcluir

- Os comentários não são moderados, então, tenha bom senso. Ou um QI normal, pra não falar merda.
- Isso aqui não é um outdoor, não faça propagandas do seu blog/twitter/wordpress.
- Críticas são aceitas desde que tenham base e que sejam construtivas, não algo do tipo "Que merda".
- Novamente sobre as críticas, EXPLIQUEM-NAS ou terei de respondê-las com o pior da minha paciência. Caso o senhor dê uma divulgação do seu site, não terei outra opção senão deletar. Dica pra divulgação? www.linkninja.com.br
- Por favor, por favor meeeesmo, não cole o desenho estúpido do "Peitinho" ou fale "Ronaldo". Comentários do tipo "Legal o post" são repugnados em todo o blog. Leia o texto, é rapidinho.
- Seguindo isso, dê sua opinião. A internet nos ajuda assim, um conjunto de opiniões não censuradas. ;-)
- Sorry Mario, the Princess is in another castle.