sábado, 18 de julho de 2009

Quadrinho sempre foi Entretenimento?

Muitos pensam assim.
Eu, como nerd uma boa pessoa sem uma vida social muito considerável, sempre li aqueles quadrinhos surrados que encontramos nos sebos sujos de algum estacionamento valet-park de São Paulo.
Foram muitos fins de semana e lendo HQs velhas (e muitas aulas com a revista sendo tampada pelo livro de história) para adquirir tamanho conhecimento inútil. Apesar de ser um fã enorme das revistas em quadrinhos, só fiquei sabendo que foram criados com intenção de apoiar a franquia militar americana a pouco tempo.
Me senti uma total anêmona por não saber disso, me aprofundei mais no assunto e fui a fontes entendidas do assunto (NÃO é a Wikipedia). Ouvi alguns Nerdcasts no Jovem Nerd e fiz umas pesquisas no Google. As respostas me assustaram. Até imaginava que heróis como o Capitão America e o Homem de Ferro pudessem ter alguma ligação com o apoio da guerrra, mas imaginar que o Homem-Aranha foi criado para ser um herói que combatia comunistas nunca passaria pela minha cabeça (foi criado primeiramente com essa intenção, mas depois deixaram isso para outros heróis. A tarefa não encaixava no alter-ego de Peter Parker - Algumas fontes confirmam isso, outras dizem que isso é apenas boato de nerds conspirólogos. Segundo uma fonte entendida, Stan Lee já negou esse fato em várias entrevistas).

Se formos analisar mais cautelosamente a história de alguns heróis, indícios anti-comunistas, anti-vietnamitas e anti-islâmicos são revelados durante sua origem. Tomemos, por exemplo, um dos meus heróis favoritos: O Homem de Ferro.Os que acompanhavam as HQs do herói sabem que Tony Stark foi capturado pelos vietkongs e todo aquele blá, blá, blá só pra fazer a propaganda de "americanos bonzinhos X vietnamitas malvados". Isso sem contar nos inimigos, a Viúva Negra, uma das principais inimigas do Hombre de Hierro era, como diz na história, uma espiã secreta da ex-URSS.
Cheguei a conclusão de que o fator "herói - vilão" foi mostrado pelos americanos como se fosse a vida real, com, obviamente, o país do Tio Sam ocupando o cargo de "herói". Já a posição de "vilão" variava, afial, dependia do inimigo que combatia os EUA na época (por isso notamos vilões soviéticos, vietnamitas, nazistas etc...).
Encurtando: Em toda guerra que os EUA estavam envolvidos (praticamente TODAS as guerras decorrentes), no mundo dos quadrinhos, algum herói combatia os supostos 'vilões' que sempre eram relacionados com os atuais inimigos da gringaiada.

Já que estamos falando mais especificadamente dos heróis, não poderia faltar o Capitão America, não é? O herói foi criado para trazer novamente aquele sentimento 'patriota' pro coração dos americanos. Nasceu, como muitos outros personagens, na World War 2, combatendo hordas nazistas. Não havia outro destino para o patriótico herói senão cair na escuridão após a Segunda Guerra Mundial, pois, com o fim do conflito, não havia mais propaganda que o Capitão pudesse fazer. Só voltou a 'ativa' nos quadrinhos em 1964, com os Vingadores, uma série mais conhecida pelo público nerd.

Muitos heróis foram utilizados de propagada manipuladora - alguns até que nem foram criados com tal objetivo. Há uma imagem famosa do Superman, Homem de Ferro e Capitão America (se eu não me engano) montados nos canhões de um navio militar americano. Se não falha minha prodigiosa memória, era uma propaganda da Segunda Guerra... Acho que os americanos queriam inovar, a propaganda do Tio Sam estava ficando velha.

Enfim. Tenham os heróis nascido com objetivo de manipulação militar ou não, o fato é que divertiu - e diverte até hoje - muitas gerações. Portanto, apesar de ser uma propaganda descarada de apoio ao exército, nós nerds devemos agradece-las, pois algumas tardes de sábado ou aulas de história ficariam muito mais tediosas.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Primeira "Homenagem"

Tudo bem que foi uma "homenagem" feita por um dos meus melhores amigos e... bem, ele não tinha o que fazer, mas ninguém precisa saber disso, né?
Nipooo! Valeu pelo desenho, tudo bem que meu nariz tá mais desfigurado do que já é (e, a propósito, parece um terceiro dente do chapéu do pateta) mas tá foda, is we!

Blog do Nipooo <- Acessem

quarta-feira, 15 de julho de 2009

(As fantásticas aventuras de) Dag Hammarskjöld: O Herói Desconhecido - Parte 1

Yeee!
Pessoas, se vocês acessam esta porcaria frequentemente, sabem que eu estou devendo, faz algum tempo, uma crônica espontânea. Se você não sabe, leia AQUI e entenderás (ou não).
Enfim, eu planejei de fazer a historinha com o Henrique, mas, como isso não foi possível, vou fazer sozinho. Só pra constar, tudo pertencente a crônica foi escrito na hora da postagem, totalmente espontâneo (pra ficar mais emocionante).
Enfim, preparem-se para...

(
As Fantásticas Aventuras de) Dag Hammarskjöld: O Herói Desconhecido - Parte 1

A tempestade tomava conta do sítio arqueológico de Al-Ayn. Estava ocorrendo, de fato, uma putaria inter-racial no ambiente. O início de uma nova guerra? Talvez.
O Conselho foi aberto, líderes de cada ponto estavam reunidos num confortável montinho de areia numa tenda. Abrigando-se da tempestade, o líder comunista iniciou o debate, com um tom de desprezo:
- Stalin não gostaria disso...
- Se Stalin se jogasse de um prédio, você pularia junto? Retrucou o francês
O comunista se ergueu de forma violenta, mas logo foi amparado pelos seus colégas soviéticos.
O clima naquela reunião era tenso, nada poderia acalmar aqueles líderes raivosos sedentos de poder.

O diplomata americano ia se levantando para retomar um debate quando foi interrompido por um velho marajá, que entrou na cabana na maior cara de pau. O hooligan inglês se levantou e reclamou:
- Que diabos esse pastor de camelos está fazendo aqui?
Um silêncio dominou o ar... que estaria fazendo aquele árabe ali?
- Eu tenho a resposta para seus problemas. Disse o velho marajá, enquanto acariciava a corcova de seu camelo.
- Vá para Meca adorar aquela caixa preta gigante e pare de nos interromper! Berrou o comunista, seguido de xingamentos dos soviéticos.

O camelo, assustado com o grito, empinou como um cavalo rampante e correu em círculos, acertando uma das barras de ferro que seguravam a tenda. O vento derrubou uma das laterais da cabaninha, que caiu em cima do velho francês, que permaneceu calado. Os outros líderes tentaram permanecer sérios, até que um cuspe, vindo do camelo, acertou o polonês. Todos cairam na gargalhada. Irado, o polonês diz:
- Tirem esse árabe daqui, ele nos ajudou em algo até agora?
- Ah, que hay en la Polonia? Se queda entre la mierda de los alemanes y la mierda de los russos!
Disse o espanhol, provocando.

Antes que alguém movesse um músculo, um tiro foi ouvido. Segundos depois o marajá, que acalmava o camelo, foi ao chão, numa piscina de sangue. Um homem entrou na tenda. Urinando em seus pantalones, o espanhol pergunta:
- Quién carajos és tu?
O homem, com uma expressão seca, diz lentamente:
- Eu sou...
- "SEU PAI!"
Interrompeu o francês, tirando sarro do homem. Todos na reunião seguraram o riso.
O homem ignorou e, novamente, disse:
- Eu sou...
- Arnold Schwaznegger!
- Vanessa da Mata!
- Charlie Brown!

De saco cheio das gozações, o homem permaneceu em silêncio. Ergueu sua arma e deu um tiro pra cima, conseguindo a atenção de todos os elementos do conselho.
Com a voz seca e rouca, disse novamente:
- Eu sou...

Até o próximo capítulo.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

A Política da Bunda

Oh meu deus!
Parem o mundo!
Parem o show do Roberto Carlos!
Partem tudo que estão fazendo por que Barack Obama e Nicolas Sarkozy olharam a bunda de uma garota!

Jesus, é o fim do mundo, corram para as colinas.
...
Ok, chega.

Foi do jeito que eu descrevi acima que o Fantástico, o G1 e outras fontes (não)confiáveis de informação passaram a notícia. Durante uma cerimônia do G8, uma foto foi tirada, uma foto indiscreta o suficiente para ser chamada de "polêmica". Uma foto "polêmica" o suficiente para lotar os sites de fofoca. Que jornalismo mais fútil...

Gente... lembrem-se: Presidente também é HUMANO! Dêem uma olhada na foto, os glúteos da muié tão aparecendo mais do que Chaves no SBT! Você, leitor homem, se visse ESTA bunda, não olharia:

Isso agora é motivo de atenção mundial? Maldito fotógrafo que tirou essa foto!
Só pra acabar com isso, os dois são presidentes, não santos! Que inferno!
"Oh, ele olhou uma bunda, que tipo de presidente é esse?"
Do tipo de presidente que olha uma bunda e, ao menos, trabalha! Não do tipo que era metalúrgico e não possui escolaridade! Olhem o NOSSO presidente! Só não deu um tapa nas nádegas da brasileira por que não estava atrás dela na foto!

Não quero saber se o Sarkozy olhou, mas o Obama não ou qualquer coisa em defesa de um deles. Tanto faz, aposto que os dois olharam, sabe por que? Por que eles são seres humanos! O problema é deles, agora os presidentes tem que pensar no que dizer pras esposas e ponto, chega de discussão!

É doente ver essa paralização extrema do povo só por causa de dois presidentes e um traseiro - e, vamos combinar, este traseiro não está nada discreto.

Bom, era só isso... Tô tentando voltar com atualizações frequentes... vamô vê se dá.
Reforçando: A crônica não tem data pra sair, mas VAI sair! Sério!

Valeeu e
Tchau, criancinhas!

domingo, 12 de julho de 2009

31 Utilidades para seu... WINDOWS 98!

Boa noite (Willam Bonner mode off)
Ontem fiquei sem internet o dia inteiro, não por causa da Speedy, mas por causa desta máquina medieval. Essa postagem foi escrita no chamado "COMPAQ Presário". Um laptop "compacto" (do tamanho de uma enciclopédia) com o GENIAL Windows 98. Inspirado, fiz uma lista de 31 coisas para fazer com essa... rocha eletrônica. Enfim, aí vai, espero que lhes seja útil:


31 Utilidades para seeeu...
WINDOWS 98!

1 - Peso para papel
2 - Molde para tijolo
3 - Tijolo
4 - Fantoche
5 - Porta-treco
6 - Criado-mudo
7 - Mesinha de Centro
8 - QG para Hamsters
9 - Formigueiro
10 - Peso pra porta
11 - Presente pra sogra
12 - Quadrado de Estimação
13 - Casinha para micro amigo imaginário
14 - Gaiola
15 - Degrau
16 - Escudo Medieval
17 - Apoio para segurar seu Mapa-Múndi
18 - Bola Quadrada
19 - Bacia para sopa
20 - Quadro
21 - Ameaça (física & psicológica)
22 - Bumbo para bateria
23 - Caixa para guardar materiais tóxicos
24 - Potinho com água do tietê
25 - Lanche para sua sucuri de estimação
26 - Bóia
27 - Quebre-o, pinte-o e remolde-o randomicamente - Cubo mágico
28 - Caixa para assistir ao Show do Tom
29 - Placa para Atari
30 - Atari
31 - Experimente ligá-lo. É um ótimo exercício mental.

Yeee! Espero que vocês tenham, pelo menos, dado um risinho enquanto liam isso... se não, whatever também...

PS: A crônica não tem data para sair... problemas de criatividade, mas ela sairá! Tem um podcast novo no www.mypodcast.patetacast.com falando sobre a crônica e a técnica do RAWR. Ouçam lá e vocês entenderão.

PS2: Esse texto foi escrito no Wordpad, pois o "compacto laptop" não tinha Microsoft Word. E travou.

PS3: Além disso, abri o Paint e o Movie Maker e começei uma nova historinha em stop-motion. O Henrique criticou bastante, mas tá genial, quando eu converter, vai pro youtube e eu posto aqui!

PS4: Perdi a chance de Twittar sobre o show de Roberto Carlos. Não acredito que a falta de internet me fez perder milhares de piadas...

Valeu povo, desculpem a falta de postagem mas... é férias né.
Falous!

sexta-feira, 3 de julho de 2009

"Póbrema" Devido as Férias

Alô!
Só uma postagem de aviso. Algumas pessoas que acessam esse blog já sabem que eu estou no meu período vegetativo (férias) e, devido a viagens, imprevistos, festas ou simplesmente preguiça, podem ocorrer alguns "deslizes" em relação as postagens diárias, vou me esforçar para que não aconteçam, mas, se rolar, o aviso já foi dado!

Bom, pra não ficar um post seco, have fun:



"... A equipe préy véri nice...."

Falouses!

PS: Próxima postagem será o início da crônica espontânea... ou não.

PS2: Começei a escrever uma história séria, quando toda a crônica espontânea maluca estiver postada, vou postar essa história. Aguaaardem.

(PIADA INFAME) PS3: Eu quero um de natal.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Calla-te, Luciano Huck!

Hello, moto!
Hoje (dia 02/07/2009) uma mini-revolução foi causada no Twitter.

Todos os leitores (se é que existem) desse blog conhecem a celebridade, o homem, o tucano do caldeirão. Todos conhecem Luciano Huck. O que poucos sabem é: Como esse ser humano é CHATO!

Sim, o homem que entrega fuscas tunados e casas próprias reformadas de maneiras bizonhas é simplesmente a criatura mais insuportável no mundo dos 140 caractéres. Por que? O fato de alguém se mostrar tão esnobe a ponto de dar I-Phones e televisões de LCD em troca de interesseiros seguidores não chega a ser irritante?

Sempre tive respeito pelo Luciano Huck. Achei que era um cara legal, que tentava ajudar os outros por uma maneira divertida, através de um programa e tal. Não, ele é um cara que usa do dinheiro e de seus bens pra conseguir audiência e puxa-sacos. Isso chama carência. Angélica não te satisfaz mais né rapá? Leiloa ela no Twitter também! "Olha, quando chegar aos 200.000 seguidores, estarei dando a Angélica!"

Já iniciei a campanha: "Luciano Huck, entre para o exército da salvação e doe TVs de LCD para a África!". Mas sei não né... o Tele-Sena Humana não deve fazer isso, afinal, as pessoas que não tem nem o que comer não teriam computador, muito menos Twitter pra poder segui-lo.

Tem gente que, na cara de pau, vem me dizer: "Cara, para com isso, coitado do Huck". Coitado do Huck!? Se eu tivesse tanto dinheiro a ponto de distribuir televisões e celulares mega-tecnológicos na internet em troca de pela-sacos, DÚVIDO que alguém me chamaria de coitado.

Luciano Huck, meus parabéns, você conseguiu ser mais aloprado do que Rubens Barrichello. Não tenho palavras para descrever o que sinto em relação a você, nada mais me caberia dizer além de "Você daria um excelente político". Aliás, apoia o Sarney?

Para os Twitteiros, a página do Mr.Sorteio no Twitter é www.twitter.com/huckluciano aloprem-no o quanto quiser, infelizmente, os famosos pensam que ficar calado, ignorar e continuar as promoções pra agradar a massa é a solução. Boa sorte na carreira, continue a tunar as brasílias e a revelar cantoras patéticas no seu caldeirão! Espero que um dia ele ferva, com você dentro.

Ah é, Luciano Huck: Se você levar a sério a minha idéia e se candidatar a político, cê ganha fácil. Se, pra um seguidor, vossa senhoria já oferece TV de plasma, pra um eleitor... nem imagino o que você teria a dar. Dica: Por um computador com internet decente, já tem meu voto!

Essa postagem é uma homenagem ao movimento revolucionário do Twitter - "#Forapromoçãodohuck"

@Roberto_Barreto
@Carowz
@_Cesaum
@tplayer
@Ze_Kleber
@Daniel_Mendes

VIVA LA REVOLUCIÓN!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Crítica - Anjos & Demônios

Yeeeey!
Passeando pelo meu antigo blog (ainda faço parte dele, mas não escrevo. Talvez escreva lá de novo algum dia, em 2o12 quem sabe...) tirei várias idéias que servirão para meu "Projeto Solo". Dentre tais idéias, encontrei um dos meus maiores prazeres como amador: Fazer críticas de filmes.

Até pensei em fazer críticas no Blog do Pateta há um tempo atrás, mas nenhum filme "de impacto" havia sido lançado, portanto, achei melhor não faze-las.
Mãs, chegou a hora, meus queridos! Ontem fui ao Senhor Miyagi (japonês/coreano que vende DVD pirata aqui na esquina) e, além de comprar o filme da Chun-Li, que é péssimo (se você gosta de Street Fighter, não assista. Vai acabar com a sua ilusão), comprei a adaptação cinematográfica de um livro cujo autor é o mesmo de O Código Da Vinci.

Éxato! Anjos & Demônios! Coloquei no DVD esperando um filme misterioso, enigmático, cheio de mensagens ligadas a religião, causando um conflito com a ciência. Para minha surpresa, todas essas críticas pseudo-intelectuais estavam corretas!

Sinopse:
A história se passa no Vaticano, logo após a morte do Papa. Pouco Antes da reunião da conclave (definição do novo Papa), os quatro favoriti, ou seja, os quatro cardeais favoritos a posição do supremo poder da igreja são sequestrados. O simbologista Robert Langdon (Tom Hanks) é chamado pela guarda do Vaticano para investigar o caso, e acaba descobrindo que os cardeais foram sequestrados por um antigo grupo, mais especificamente, um antigo inimigo da igreja católica. A Illuminati, uma associação formada principalmente por matemáticos, fisicos e intelectuais, que, na época onde a resposta para tudo era a vontade de deus, tal grupo buscava respostas científicas, explicações racionais. Buscavam a real causa dos fenômenos, forçando a igreja católica a iniciar uma "caçada" contra eles.

Ron Howard utilizou de fatos históricos envolvendo o clero e a Illuminati como base para o enredo do filme e, diga-se de passagem, conseguiu muito bem "reativar" o antigo conflito entre Religião e Ciência, como é mostrado em vários pontos do filme.O duelo entre religiosos e intelectuais cerca seu enredo.

Retratando lados da igreja que não conhecemos, mostrando fatos históricos esquecidos e utilizando uma sociedade secreta em busca de vingança, minha classificação para Anjos & Demônios é 5 estrelinhas!

Recomendo para amantes da história, religiosos (acredito que os extremistas possam se ofender com certas 'alfinetadas' que o filme dá nos católicos) ou interessados em filmes 'cabeça', que envolvam ficção e história... Enfim, vocês entenderam!

Não vou revelar spoilers pois esse filme merece ser assistido para ser entendido.
É isso, espero que tenham gostado mais da crítica do que do filme!

É nozes hein!
Digam nos comentários o que acharam do filme, falou!

PS: Não esqueçam, #ForaSarney hoje as 19h no Museu de Arte de São Paulo (MASP) - Av.Paulista