quarta-feira, 30 de setembro de 2009

"Meros Games"... Meros Mortais...

Aviso: Se você quiser se nostalgiar ainda mais, sugiro que clique AQUI e utilize esta música como trilha sonora enquanto lê.


Posso até não parecer...
Ok, mentira, eu pareço e, sim, sou nerd. Mais até do que eu precisaria ser.

Mãããs, a postagem incrívelmente longa que vem depois do recesso criativo de hoje é sobre Games! Um tema que eu nunca abordei aqui porque... eu fiquei com preguiça, afinal, esse blog é sobre tudo.
Fiz uma grande pesquisa (com duas pessoas, sendo que uma delas não sabia o que sugerir) procurando temas para abordar nesse vaaasto mundo lindo dos videojogos, como diria meu avô.

Enfim, como vocês devem ter percebido, pelo título da postagem, esta é minha defesa! Games não são só games, diacho, são arte! (Afinal, se até Arte Moderna é chamado de Arte, porque os jogos não!?)

Games podem sim ensinar algo útil a você, e podem sim ser chamados de arte. Sem os jogos eu nunca saberia que é necessário 500 facadas para matar um crocodilo, tampouco descobriria que homens-cogumelos em castelos são extremamente traiçoeiros (aposto que eles trabalhavam pro Bowser... Malditos).
Tentando falar sériamente agora, os jogos podem não te trazer aquele conhecimento - verdadeiramente inútil - que você aprende na escola (portanto, desista de aprender física jogando Gran Turismo), mas, no meu caso por exemplo: Eu falo inglês fluentemente, e isso graças a que? Aos games, onde, nas insistentes tardes jogando meu PS1, eu ficava perguntando pro meu pai "O que quer dizer Weapon?", "o que quer dizer Season?", nomes bastante lidos em Metal Gear Solid e o bendito Winning Eleven com jogadores de face desfigurada.

Não sou o tipo de gamer maluco que trocaria a alma - ou até o meu amado PS3 - por um Nintendo Entertainment Sistem (NES - O querido Nintendinho), mas, logicamente, não deixo de ver a beleza de seus jogos. Todo jogo já criado tem sua arte, desde dois palitos e um quadrado brancos e mal-desenhados, como no pong do Atari (ou do TELE-JOGO!) até o maravilhoso Assassins Creed 2, pros incríveis consoles da nova geração.

Pense nas tardes chuvosas onde você não podia sair da sua casa pra jogar bola, quem te salvava? O Winning Eleven desfigurado do PS1
Lembre das madrugadas com os amiguinhos em casa? Qual era o entretenimento da sua gangue pré-adolescente (além de jogar coisas pela janela)? Jogar Smash Bros. no N64
E quanto as aulas de matemática da quarta série? Até hoje agradeço por ter - e tenho até hoje - aquele Brick Game. Tetris nunca foi tão divertido.

A diversão dos pivetes de 15 anos atrás, quando saiu o NES, deve ter sido fantástica, assim como a minha diversão ao encostar, pela primeira vez, num Wii Remote e descobrir uma inovadora tecnologia.

O Super Mario Bros. pixelizado do NES
O Pong do Tele-Jogo
Os joguinhos bizarros do Atari
Os outros Marios que eram criados em massa para o SNES
O maldito ouriço azul no Sega Megadrive
O Super Smah Bros. do N64, que disperdiçou MUITAS tardes da vida de MUITA gente
O GameCube, que eu só prezava pra jogar Zelda (título que, durante muitos anos, achava ser o nome do protagonista)
Os consoles da nova geração - Os gráficos do Playstation 3, a inovação do Wii e... bem, as 3 luzes vermelhas do XBOX.

Há inúmeras plataformas a serem citadas, desde o Comodore até o Playstation 1, até os portáteis, que vem desde o BRICK-GAME, passam pelos game-boys e vão até o PSP e o DSi.
Há inúmeros jogos que eu poderia citar - e muitos que eu gostaria de agradecer, pois fizeram minha infância - mas eu pretendo terminar esse post em menos de um mês.

Vou terminar esse post com a frase mais sábia de um grande (nerd) amigo meu:
"E mesmo que jogos não sejam considerados arte... Eu vou continuar passando de castelo em castelo, só para descobrir que a princesa não está lá, e me contentar com um anão com cabeça de cogumelo. Eu vou continuar sendo um GAMER.

E quanto a você?"



PS/Divulgação/Agradecimento: Henrique Alves (leia-se "Pente") é o gênio por trás do meu conhecimento de videogames. O tema foi sugestão dele e é o melhor escritor sobre o assunto, posso garantir! (Leia isso, EGW!). O blog dele é www.arteemiquinhos.blogspot.com Visite. Vale a pena.
PS2: Sim, ele é o maluco que faz o Miquinhos Adestrados comigo. Não tô fazendo jabá pra ele porque é meu amigo, ele manja mesmo, visitem no link já postado no PS acima.
PS3: Eu já tenho!
PS4: Ainda não lançou (tu-dum-ts!).
PS4 Sério: Esse post foi nostálgico e, vagamente emocionante.


E, de verdade, eu tenho um Brick-Game. And I'm Proud Of It.

12 comentários:

  1. que bosta... vai, essa critica é suficientemente construtiva para você?
    Não considero video-games uma forma de arte. Até existem artistas por trás do desenvolvimento destes, assim como existem artistas por trás do desenvolvimento de filmes(os próprios atores), de livros e até de quadrinhos(os próprios desenhistas). Mas, nem por isso, os itens supracitados podem ser considerados como forma de arte. Assim como os jogos de video-game, eu os considero fontes de entretenimento que utilizam bastante criatividade. Arte, por si só, é uma coisa muito difícil de definir e, de fato, a arte de definir arte é uma coisa para maricas.
    Sem mais,
    Anônimo que xingou seu post

    ResponderExcluir
  2. Deixa eu aumentar o som do Clash aqui porque isso vai ser divertido.

    Sabe, eu até gostaria de bloquear os comentários anônimos, mas os idiotas regulares comentando como anônimos ficam ainda mais idiotas.
    Adoro receber comentários negativos, é a prova que minha influência como escritor é tamanha que as pessoas até param pra discordar de mim (ou é a simples prova que você é, de fato, um idiota).
    Perdoai minha insolencia ao classificar games como arte, afinal, essa é a verdadeira arte:

    http://rmtonline.globo.com/banco_imagen/noticias/%7B208E2EEE-0CAF-4C2E-92EB-2068D7D71F14%7D_arte.jpg

    Não é mesmo?
    Posso passar dias escrevendo sobre o trabalho e a engenhosidade que tornam um game arte, mas eu já discuti com gente do seu tipo e, pra brigar com porco pra sair cheio de lama, eu fico na minha.
    Vou parar de responder isso, afinal, pra gerar polêmica e acessos por causa da sua incompetência não há necessidade de que eu te humilhe.

    PS: Isso foi o melhor que consegue fazer? Foi tão bom quanto um "Você falando de games e criança morrendo na África nesse minuto!".

    ResponderExcluir
  3. Ai o anonimo tenho que dizer que vc é uma merrrrddaaaa

    claro que video games sao uma forma de arte

    PORRA TEM ATÉ VAIIIIRRRRIIIOOSSS LIVROS SOBRE ISSO!!!!!!!

    mano ve se creçe

    ResponderExcluir
  4. Aliás, não vou te privar de tal provocação: O primeiro link está cagado devido ao maldito backspace, veja aqui:

    http://rmtonline.globo.com/banco_imagens/noticias/%7B208E2EEE-0CAF-4C2E-92EB-2068D7D71F14%7D_arte.jpg

    ResponderExcluir
  5. Pois é gente...Afinal, arte é um chinelo em cima de uma garrafa, isso sim retrata a verdadeira beleza de nosso humilde mundo.

    Outra coisa Sr. Anônimo, voce acha que os marios ou anões cogumelos realmente se materializaram ou alguém não os desenhou? Por que sim, se você define um gibi como forma de arte, você logo considera filmes, video games, curtas, ou qualquer outra merda(por favor, que seja melhor do que o chinelo em cima da garrafa).Afinal, todos eles vêm de um history board! MALDIÇÃO! TODOS FORAM DESENHADOS! Mesmo que a calcinha de três pixels da Shun Li sejam totalmente inúteis pra sua maturbação diária, alguém a desenhou perfeitamente antes, apenas a tecnologia que não era capaz de reproduzir numa porra de televisor! Ou você também acha que os desenhos da capa dos video games também se materializaram?

    Bom...se quiser responder, faça-o. Afinal, posts anônimos tetando ofender textos geniais são sempre muito engraçados.

    ResponderExcluir
  6. Dario quero dizer PARA VC que o post fikou sensacional!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


    serianmente!!!! eu adorei parecia que eu estava lendo a ngamer melhorada 10 x

    e aki ta minha contribuiçao pra este post!

    em vez da musica do teris bota essa aki que fika DEMAIS DEMAIS MESMO para ouvir com o post

    aki ta o link:http://www.youtube.com/watch?v=FW4OV2HRmMs&feature=PlayList&p=3D516AD09FFAECF1&playnext=1&playnext_from=PL&index=31 (é uma lista de musicas mas a primeira é a melhor)

    ResponderExcluir
  7. Hahahaha Continuo nao achando video-games uma forma de arte. Claro, me divirto muito com eles. Mas, nem por isso, essa forma de entretenimento se torna uma forma de arte. O video-game, assim como os filmes, são formas de entretenimento que tem um lado artístico, existem artistas por trás da produção destes. Mas a simples constatação desse fato não transforma os jogos de video-game e os filmes em obras de arte.
    -"Nipooo", releio o que você escreveu e não consegui identificar alguma coisa que contra-argumentasse o que escrevi. Não considero quadrinhos nem filmes e nem nada desse tipo como sendo uma forma de arte. É um direito meu e você não conseguiu escrever nada que combatasse alguma coisa que foi dita, aliás ninguém aqui conseguiu alguma coisa que nao fosse tentar me xingar por ter uma opinião (que é certa) diferente.
    Mais uma vez, que bosta de post...

    Sem mais,
    Anônimo que xingou seu post pela segunda vez

    ResponderExcluir
  8. Um ola saudavel a todos que estão lendo a esse commnent! =D

    Bem, "anonimo", já que o senhor teve a liberdade de escrever sem colocar seu nome verdadeiro, certamente que tem toda a liberdade de falar o que quiser. Se o senhor REALMENTE concorda com tudo o que falou, ótimo! Melhor ainda, isso prova a sua honestidade para com você mesmo e com os outros leitores do comment! E pensando assim, quero questionar (no meu próprio livre árbitrio) a sua ideologia; lendo tudo isso que você escreveu, não consigo mais imaginar o que você considera como arte.

    Pense bem: no seu último comment, você disse que filmes NÃO SÃO arte. Mesmo estes sendo considerados como a Sétima Arte, você tem o direito de pensar o contrário. Mas filmes, assim como fotos, pinturas, e por mais incrível que pareça, assim como GAMES, expressam pela maneira mais intuitiva possível pela mídia em questão o que a mente do criador quer expressar. Tudo, em questão de objetivo, está interligado. O único fator de diferenciação está na forma de contato com o público. Eu, pessoalmente, considero games tanto quanto (senão mais) arte do que qualquer outra forma, seja pintura ou filme. Pois são estes que mais estabelecem um laço de interatividade e imersão do público com a forma, o que aumenta em todas a quantidade e profundidade de mensagens que eles podem passar. Porque, afinal, o objetivo da arte é passar uma mensagem para quem está a admirando!

    Então, depois de tão longo post, e torçendo para que você possa me responder com clareza (e sem hostilidade, de preferência), lhe pergunto, "anônimo"...
    Se game não é arte, então o que é??

    ResponderExcluir
  9. Ok, ok.
    Argumento por argumento:
    Filme não é arte? Claro, vindo de alguém que diz que "a arte de definir arte é uma coisa para maricas" não se pode esperar muita coisa.
    Livros não são arte? Eu quero fazer um comentário culto sobre isso, mas não dá, seu maluco da porra! Um livro do José Saramago ou até mesmo "Contrato Social" ou "O Príncipe" (Rousseau e Maquiavel, respectivamente) não são arte? O mesmo você fala de quadrinhos? Cada ilustração, no tamanho de uma pintura, poderia ser considerado arte? Arte não é só uma imagem de uma mulher sorrindo no Museu do Louvre.
    Pelo seu pensamento, NADA é arte, tudo isso é interligado.
    Uma peça teatral não é arte.
    Um filme, bem ou mal produzido, não é arte.
    Uma poesia não é arte
    Um quadro não é arte
    Uma revista não é arte
    Um simples texto, que é a arte de classificar uma arte é, na verdade, coisa pra maricas. E perder seu tempo de masturbação me irritando pra parecer supimpa é algo pra machões.

    ResponderExcluir
  10. Olha, em vista de que o senhor anônimo respondeu apenas ao meu comment, vou responder apenas o comment dele e não comentar sobre meus colegas acima.

    Senhor Anõnimo, estou certo de que cometi um grande erro ao dizer que V.S. considera filmes ou quadrinhos como artes, afinal, isso não foi dito em momento algum. Peço descupas por tal benevolência e deixo aqui que me arrependo de ter feito meu primeiro post tão mal pensado.
    Mas de fato, se você conseguiu definir filme como uma arte de entretenimento e tirou tal elemento de seus pensamentos sobre "O que é arte", você próprio já se considerou o maricas, afinal, você foi quem primeiro pensou nisso para assim vir comentar num blog na qual sua presença o torna hilário.

    Sem mais, o Nipooo que xingou o Senhor Anônimo de Maricas.

    ResponderExcluir
  11. Cara...Esse anônimo tá todo convencido que tá certo...tenho dó...

    ResponderExcluir

- Os comentários não são moderados, então, tenha bom senso. Ou um QI normal, pra não falar merda.
- Isso aqui não é um outdoor, não faça propagandas do seu blog/twitter/wordpress.
- Críticas são aceitas desde que tenham base e que sejam construtivas, não algo do tipo "Que merda".
- Novamente sobre as críticas, EXPLIQUEM-NAS ou terei de respondê-las com o pior da minha paciência. Caso o senhor dê uma divulgação do seu site, não terei outra opção senão deletar. Dica pra divulgação? www.linkninja.com.br
- Por favor, por favor meeeesmo, não cole o desenho estúpido do "Peitinho" ou fale "Ronaldo". Comentários do tipo "Legal o post" são repugnados em todo o blog. Leia o texto, é rapidinho.
- Seguindo isso, dê sua opinião. A internet nos ajuda assim, um conjunto de opiniões não censuradas. ;-)
- Sorry Mario, the Princess is in another castle.